Ouça Entrevista Rodrigo Souza - Conheça o yoga adaptado e os benefícios para pessoas com e sem deficiência

Transcrição: [Vinheta]
Agora: ONCB Entrevista. A Rádio ONCB dá voz a convidados especiais. Assuntos diversos, inclusão e acessibilidade. ONCB Entrevista.

Gustavo Torniero: O professor de yoga Rodrigo Souza tem um objetivo principal com o seu trabalho: tornar essa prática mais diversa, democrática e acessível para diferentes tipos de corpos, limitações e deficiências. Eu sou Gustavo Torniero e é com ele que eu converso agora aqui na Rádio ONCB. Rodrigo, seja bem-vindo! O que é e quais são os benefícios do yoga adaptado?

Rodrigo Souza: O yoga adaptado é um termo guarda-chuva que é adaptar a prática de yoga para pessoas com corpos não normativos. A gente pode adaptar a prática de yoga para uma pessoa gestante, por exemplo, ou para uma pessoa com uma deficiência visual, ou para uma pessoa idosa. Uma pessoa que não tem um equilíbrio. Ou seja, a gente pega a prática de yoga e adapta para o corpo que está na nossa frente. Nesse caso, a gente adapta a prática de yoga para pessoas com deficiências. Então a pessoa com deficiência tem os mesmos benefícios de uma pessoa sem deficiência que venha praticar a prática de yoga. Ou seja, regulamento do sistema nervoso, um estado de relaxamento, de plenitude, autoconhecimento, autocuidado. Então, os benefícios são enormes, vamos dizer assim.
No meu caso, benefícios físicos também, como a diminuição da minha espasticidade muscular, como eu fico sentado em uma cadeira de roda por muito tempo. Então eu tendo a ter essa rigidez muscular. Então, a prática de yoga me auxilia nisso também, me auxilia no gerenciamento das minhas dores crônicas. E o mais importante: nesse senso, nessa nutrição, desse senso de autocompaixão. Eu acho que a autocompaixão mora muito perto de aceitação. Então, essa aceitação da minha situação hoje, esse me trazer para o corpo, esse me apaixonar por mim mesmo depois de ter experienciado esse trauma. O yoga me ajudou muito nessa jornada, vamos dizer assim.

Gustavo: Rodrigo, e fora do ar você me dizia que o yoga hoje não é acessível para pessoas com deficiência de forma geral. Por que isso acontece?

Rodrigo: Eu acho que porque os professores de yoga saem formados dos cursos de formação aprendendo a servir só um tipo de corpo. Se você escrever a palavra yoga hoje no Google e clicar em imagens, você vai ver só um tipo de corpo. Geralmente é uma mulher de classe média, branca, magra e flexível. Então, a prática de yoga no Ocidente foi culturalmente apropriada. Estão vendendo um movimento funcional e chamando de yoga.
Então, tem uma narrativa enorme a ser quebrada ao redor disso também. Porque a prática em si já é acessível para as pessoas com deficiências. A prática de yoga é acessível a todo mundo, mas não é acessível quando o capitalismo toma conta disso e tenta usar isso como um produto de venda. A pessoa com deficiência não é um comprador. A pessoa com deficiência não produz. Ela não paga imposto. Ela é vista como um cidadão de segunda classe. A pessoa com deficiência não tem direito a nada. Nem mesmo direito a se cuidar. Então, vindo assim de uma sociedade capacitista, isso é o que a gente tem hoje.

Gustavo: Rodrigo, para finalizar: na prática, como que os nossos ouvintes podem ajudar a mudar esse cenário e até mesmo se descobrir e cuidar do seu corpo, cuidar da sua mente, até, de repente, iniciar numa prática de yoga?

Rodrigo: Uma coisa que a gente pode começar a fazer agora é trazer o silêncio para nossa vida. Porque o silêncio também é praticar yoga. Essa contemplação, essa meditação. Tem muita gente que acha que o yoga é só movimento, mas não, o yoga também é se conhecer. É estar nesse estado de presença. Como que você pode incorporar mais presença no seu dia a dia? Mais descanso, mais autocuidado? Existem diversas maneiras de fazer isso, diversas maneiras de te trazer de volta para o corpo. E o silêncio, eu acho que é, nos dias de hoje, uma das mais acessíveis formas de praticar yoga.
Trazer esse silêncio para sua vida, trazer esse estado de contemplação. Quebra a narrativa do seu dia ficando em silêncio. Ouve o seu corpo, ouve o que está acontecendo. Observe como o seu corpo está respirando nesse momento. Tenha esse momento introspectivo com você mesmo. Se conheça, se ame. Isso também é yoga e é acessível a todo mundo. Você não precisa ir a algum local para aprender isso. Você só precisa convidar o silêncio para a sua vida.
Eu fico muito agradecido de ter tido essa oportunidade de criar esse espaço de fala com vocês, onde eu pude falar um pouco sobre o meu trabalho, sobre os projetos que a gente vem desenvolvendo e sobre o projeto Lhe Tenho Amor. Se você quiser conhecer mais sobre o que a gente vem desenvolvendo, siga a gente no Instagram @lhe_tenho_amor. E será um prazer criar uma comunidade com vocês. Um abraço grande, fiquem bem.

Gustavo: Esse foi o professor Rodrigo Souza. Ele nos explicou a importância do yoga adaptado e acessível para todas as pessoas e os benefícios da prática para pessoas com deficiência. Aqui falou Gustavo Torniero para a Rádio ONCB. O som de todas as vozes.

[Vinheta]
Você ouviu ONCB Entrevista na Rádio que é o som de todas as vozes!

Ouça mais baixando nossos aplicativos

Todos os direitos reservados, Rádio ONCB.